Capacitação em Ensino e Pesquisa

Curso de Multiplicadores em Simulação em Saúde

Estão abertas as inscrições para selecionar profissionais a serem capacitados como Multiplicadores em Simulação em Saúde, promovido pela Rede Hospitalar Ebserh. No total, são ofertadas 431 vagas destinadas a 17 centros de treinamento nas cinco regiões do país, com início previsto para agosto de 2019 e término para março de 2020. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto nas Gerências de Ensino e Pesquisa de cada hospital participante, descritos no edital normativo.

O curso tem como objetivo qualificar a atuação em ensino, pesquisa e extensão dos centros de treinamento referenciais por meio de simulação. Poderão concorrer às vagas professores que ministram disciplinas práticas na graduação e programas de residência em saúde, preceptores e gestores ligados aos hospitais da Rede Hospitalar Ebserh.

Com carga horária de 180 horas na modalidade semipresencial, o curso será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Ebserh Educação Corporativa (3EC) e nos Centros de Simulação Clínica de cada hospital universitário federal ou instituição federal de ensino superior para aplicação das estações práticas.

O curso vem em atendimento à Lei n° 13.861/2013, que trata do Programa Mais Médicos, cujos objetivos incluem, entre outros, aprimorar a formação médica no país proporcionando maior experiência nos campos de prática, durante o processo de formação e à Portaria Interministerial n° 1.127/2015, que trata do Contrato Organizacional de Ação Pública Ensino-Serviço (COAPES), que, entre outros, visa garantir a integração ensino-serviço nas Redes de Atenção à Saúde.

A princípio, a oferta do curso é para 17 hospitais polos da Rede Ebserh, que convergem para a construção de uma Rede Colaborativa de Centros de Simulação em Saúde.

O curso é uma parceria da Rede Hospitalar Ebserh com a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e Ministério da Saúde.